Apresentação


Esta frente é um dos frutos do trabalho do Coletivo de Desdobramentos do congresso World Nutrition Rio2012 (CDWNRio2012) que reúne, até o momento, pesquisadores, profissionais e estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

O CDWNRio2012 foi criado com o intuito de dar seguimento a agendas de ação política identificadas como prioritárias naquele congresso, entre elas a relação público-privado em alimentação e nutrição. Essa foi uma das agendas elencadas como prioritárias dado que, por um lado, são cada vez mais recorrentes situações de conflitos de interesse entre essas duas esferas e, por outro, são ainda incipientes tanto os esforços do poder público em regular as ações nocivas do setor privado junto à população quanto as medidas de proteção das políticas públicas contra a interferência desse setor.

           Nessa perspectiva, o CDWNRio2012 propôs a criação da Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição.
           
           Convidamos todas as instituições e pessoas que trabalham em favor da saúde coletiva a  divulgarem e assinarem o nosso manifesto e a colaborarem para a consolidação desta Frente.

Um comentário:

  1. Parabéns aos atores e entidades envolvidas. Uma evolução clara e importante começa a se concretizar nesse sentido. Esse pode ser um importante passo para uma formalização de um querer diferente. De um querer-fazer por outras ordens, e não a imposta há milênios por uma minoria de interesses nada coletivos.

    ResponderExcluir